quinta-feira, 27 de maio de 2010

Principais Componentes de um Administrador de Organizações

     A administração tem como tarefa básica fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz, trabalhando em conjunto para conseguir objetivos comuns, e dependem diretamente da capacidade dos que exercem a função administrativa.

     A administração é considerada a chave para solucionar os problemas que afligem o mundo contemporâneo.

     A TGA (Teoria Geral da Administração) estuda a administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre seis variáveis principais:

     Tarefas; estrutura; pessoas; tecnologia; ambiente; competitividade.

     Estas variáveis constituem os principais componentes no estudo da administração das organizações e empresas, assim, o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição alternativas adequadas para a situação, sendo que todas as teorias administrativas são aplicáveis á situações atuais.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os objetivos



     Objetivos são os resultados esperados, ou fins que as organizações ou sistemas procuram atingir, por meio do emprego de recursos.

     Os objetivos organizam-se em uma cadeia de meios e fins. Produtos e serviços são objetivos imediatos, que possibilitam à realização de outros objetivos, como o atendimento dos interesses dos acionistas, a satisfação dos clientes e a contribuição à comunidade.

Um sistema ou organização que consegue realizar seus objetivos é eficaz.
 
Eficácia: é a capacidade de realizar objetivos.

Eficiência: é a capacidade de utilizar com produtividade os recursos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ADM = Inteligência organizacional

     Administração é primeiramente alcançar resultados com os meios de que se dispõe. Fazer maravilhas com os recursos e competências disponíveis. Esse é o encanto da Administração: transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários.

     Administração é a maneira pela qual as coisas ocorrem nas organizações. Sem ela o mundo moderno (contemporâneo) jamais seria o que é hoje.

     Foi a Administração a maior responsável pela imensa disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico que o mundo experimentou no século passado e que promete continuar no futuro.

     A Administração significa a inteligência organizacional, isto é, como a organização se articula, planeja, organiza, lidera e tem controle de suas operações para alcançar objetivos e resultados esplendidos.

Kamila Lima

terça-feira, 11 de maio de 2010

Administração como Ciência, Técnica e Arte


    "A Administração cresceu e tornou-se uma ciência, uma técnica e uma arte: ela é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimento cientifico e devidamente codificado, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas. "

Chiavenato, Idalberto
Kamila Lima

sexta-feira, 7 de maio de 2010

As Organizações

Vivemos num universo de organizações que são extremamente heterogêneas.


     As organizações não sobrevivem, crescem ou são bem sucedidas por um acaso, não é formada por sorte, mas sim, de infindáveis e articuladas decisões, ações, recursos, competências, estratégias, para alcançar objetivos cada vez melhor, e não apenas estes fatores, mas também, o modo com que ela consegue tudo isso e é administrada.

Kamila Lima

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Caracterização das Organizações

     As organizações apresentam muitas diversidades, elas são profundamente diferentes entre si. Podem ser pequenas, médias, grandes, nacionais, regionais, internacionais, mundiais.

     Não há duas organizações iguais, cada uma tem sua personalidade própria, sua natureza especial, suas características ímpares, desempenho e resultados.

     São caracterizadas como sistema abertos e orgânicos, que operam em ambientes diferentes, envolvidas por universos de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos que interagem entre si e se alteram constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forças caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor.